sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

O QUE É AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA ?? Como me dar bem na Avaliação Psicológica da entrevista de emprego ??

Como me dar bem na Avaliação Psicológica da entrevista de emprego 


Oiiiii tudo bem ??? 

Meninas começarei a postar por aqui alguns post que julgo serem importantes este post está aqui, o que acham ???
Sempre sou procurada para tirar várias dúvidas e dar dicas sobre diversas questões relacionadas a área Psicológica, uma querida me perguntou sobre A.P., acredito que pode ser a dùvida de outras pessoas, segue abaixo as dicas e alguns esclarecimentos que foram enviados por email :

Olá Carol tudo bem?Encaminho o edital em anexo, no capitulo IX pagina 11 fala sobre a avaliação psicológica.
Prestei para o cargo de Farmacêutico item 5.2.3
Qualquer dica já ajuda bastante rs
Bjoks e obrigada =)


Oiii ???? tudo bem com você ??!!
Dei uma olhada na Avaliação Psicólogica para a vaga que você está concorrendo e posso te dizer algumas coisas :
1) Uma A.P. pode ser feita de várias maneiras, que fica a critério do profissional que estará avaliando, essas maneiras podem ser - Testes, Entrevista, Dinâmicas de grupos, etc. Em todos os casos não existe um certo e um errado, aí aí aí, e agora, rs ? 



Calma, calma, calma...rs, o que se avaliará é se você tem o perfil para a vaga, e o perfil já está dito no edital, que é ser Responsável, Etica, ter Flexibilidade, Iniciativa, Equilibrio Emocional etc, entre todas as caracteristicas que se devem ter para a vaga algumas se destacaram para mim, digo para mim porque cada profissional faz sua avaliação de acordo com a visão de homem que ele tem, aí, rs, e pautado também no que o seu empregador deseja.
Exemplifico , digamos que a empresa que está te contratando ( Prefeitura), deseja ter uma profissional que consiga administrar os recursos da Farmácia de forma a diminuir gastos e evitar disperdicios, então para isso necessitará de um profissional organizado que consiga seguir a risca um cronograma por exemplo, então o seu avaliador buscará um profissional que tenha esse perfil mais organizado. Para mim duas caracteristicas são sempre buscadas em um profissional dos nossos tempos que é aquele que Trabalha em equipe e aquele que tem um perfil de Liderança, mas como eu falei, vai depender do que deseja seu empregador e também do seu contexto de trabalho,se for trabalhar "sozinha" não terá ninguém para liderar, então esse perfil conta menos "pontos".
2) Ok !! Sabendo quais perfis são mais importantes para a vaga, o que acredito que não seja possível, pois depende do que deseja o seu empregador, como dei o exemplo acima que o empregador queira diminuir custos. Aí a maneira como ele fará para encontrar o profissional dentro do perfil desejado, podem ser através de :
a) Teste para avaliar seu perfil de liderança por exemplo, como disse não tem certo e errado o que se encontrará por exemplo é que o canditado tem "capacidade de conduzir e obter confiança, respeito e cooperação do grupopara a realização dos objetivos comuns", traduzindo esse candidato pode sim exercer um papel de liderança, pois ele tem recursos para isso. Na psicologia existem muitossssssssssss testes, validados pelo conselho de psico mais de 100, e eu só conheço 4 testes para crianças e 1 teste para adulto. Um único teste detecta vários caracteristicas como liderança, inteligencia etc. Porém a aplicação de um teste sem outros recursos aliados não podem definir um perfil ou caracteristica de uma pessoa, os teste são muito temidos mas não tem super poderes de dizer eis que te digo você é isso isso, isso, rs. Os testes tem grandes desvantagens, além de não poderem ser definidores, eles são muito caros.
b) Dinâmicas de grupo essa acredito que seja mas conhecida da maioria, essas também não tem certo e errado, e também tem muitassssssssssss para identificar as caracteristicas pretendidas, na maioria das vezes são usadas para se identificar como o canditado trabalha em grupo, se tem perfil de liderança entre outras coisas.
C) Entrevistas, essa também são para conhecer o perfil do canditado e na maioria das vezes presta-se maior atenção a como o canditado se comporta (postura), a como ele fala ( linguagem culta), se é uma pessoa articulada, se tem conteúdo, se o que ela colocou no teste confirma-se, entre outros. Na entrevista também não tem certo e errado, mas sim caracteristicas mais adequadas para a vaga, e o segredo está na preparação, segurança e interresse demonstrados para o selecionador.
Você tem vários pontos a seu favor, porque sabe quais caracteristicas estam sendo buscadas, então fique atenta e saiba que desde de que entrar para a avaliação desde o portão você pode estar sendo avaliada. Dicas, a iniciativa está dentro do perfil desejado, a diversas formas de demonstrar iniciativa na entrevista fazendo perguntas relevantes por exemplo, durante a espera para a avaliação, digamos que tem um lixinho ou algum objeto no chão, pegando esse objeto ou lixinho etc.
Você sabe que nas dinâmicas estaram observando essas caracteristicas então deverá estar sob controle dessa informação
Confiar em você mesma, preparar-se, fazer o seu melhor e o mais Ele, nosso PAI fará...

Beijos e até já !!!
Carol Cirilo/ Psicoterapeuta



Nenhum comentário:

Postar um comentário