segunda-feira, 18 de abril de 2016

Sofrimento e morte : dura realidade da existência humana

Refletindo

Sofrimento e morte: dura realidade da existência humana



" Vida sem sofrimento só existe em sonhos e programas utópicos, não, porém, na realidade" - Erhard S. Gerstenberger
É impressionante como a poesia da dor alcança áreas de nosso ser que a poesia da alegria, com toda a sua beleza, parece não atingir. Há algo no sofrimento que nos aproxima de pessoas com as quais nunca tivemos contato e cujas histórias jamais nos foram contadas. O contato com a dor alheia tem uma capacidade inexplicável que, ainda que por alguns instantes, nos tornar um só. Somos, vez ou outra, encorajados a encarar a morte como se ela fosse um problema já superado. Não que não seja, de fato, rimos como o apóstolo Paulo, dizendo: “onde está, ó morte, a tua vitória?”. Rimos, contudo, na esperança de que o Cristo que esvaziou o poder da morte com a sua ressurreição, um dia inaugure um tempo em que ela nem mesmo exista em nossa memória. Enquanto este tempo não chega, lidamos com o maligno poder que a morte tem de roubar pedaços de nós, sempre que, ao levar alguém que amamos, ela nos lembra de quão perto está em nossa jornada.
O sofrimento pode provocar várias tentações — a tentação da superindagação (a de querer entender a razão do sofrimento), a tentação da exageração (a de ampliar a dor desnecessariamente), a tentação da fixação (a de não querer consolo), a tentação da amargura (a de misturar o sofrimento com decepção, ódio, ira e agressividade) e a tentação da apostasia (a de perder a fé e os padrões de comportamento, entregando-se ao álcool, às drogas, à violência e ao desregramento total).
O sofrimento não é causado exclusivamente pela dor física, pela doença e pela morte. A simples falta de tato de uma pessoa próxima pode causar algum sofrimento. A ingratidão, a injustiça, o abandono, a falta de compreensão e a ausência de uma pessoa amada podem proporcionar grande sofrimento. A melancolia, a saudade, a solidão, a tristeza e especialmente a depressão são problemas muito sérios. O desemprego, a miséria, a fome, os déficits mensais, a insegurança e a bancarrota financeira são fontes de sofrimento. A separação conjugal sempre é motivo de sofrimento. Talvez caiba aos traumas, às enfermidades e sobretudo à morte de um ente querido a angústia maior. O próprio processo de envelhecimento costuma abalar a estrutura emocional de um idoso. A prova disso é que “desde Caim até Jó e desde o Gólgota até as visões do Apocalipse, há poucas páginas bíblicas que não tocam de perto ou de longe esta dura realidade da existência humana” (S. Amster).

WOLTERSTORFF, Nicholas. Lamento: A fé em meio ao sofrimento e à morte. Tradução: Joel Tibúrcio de Sousa. Viçosa: Ultimato, 2007, 112 p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário